PLANO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO

O campo de férias DOUTORECOS é uma iniciativa da ACADÉMICA DA MADEIRA que permite a aprendizagem e estimulação de várias áreas do conhecimento e a descoberta dos interesses e gostos das crianças, entre os 6 e os 12 anos, através de atividades lúdicas e dinâmicas.

Tem como principais objetivos:

  1.   Contribuir para que cada criança adquira competências e aptidões sociais, através da integração em grupos de trabalho e da interação com outras crianças;
  2.   Constituir espaços estruturados e vigiados nos quais os encarregados de educação possam confiar as crianças que se encontram de férias, sabendo-as em segurança e em aprendizagem;
  3.   Fomentar a interculturalidade entre os participantes por meio de partilhas de experiências pessoais na construção de um caminho comum que visa alcançar objetivos pessoais e grupais;
  4.   Criar um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal e social da criança, incutindo-lhe o espírito de equipa, de partilha, de colaboração e de responsabilidade;
  5.   Permitir, através dos temas incluídos no programa, o desenvolvimento em diferentes áreas do conhecimento de forma a estimular na criança o gosto pelas mesmas, permitindo-lhe encontrar os seus gostos pessoais e a estruturação de um conhecimento amplo humanista.

As atividades planeadas que decorrerão nas instalações da Universidade da Madeira são:


Jogos de aventura na Quinta de São Roque

Manhã dedicada a atividades ao ar livre, no campus da Quinta de São Roque, pertencente à Universidade da Madeira. Situa-se a 5 minutos de distância do Campus Universitário. Serão organizados diversos momentos de aprendizagem como jogos de dinâmica de grupo, jogos tradicionais e também atividades desportivas livres (futebol ou basquetebol, por exemplo).


Laboratórios

Semanalmente as crianças têm a oportunidade de assistir a demonstrações dos diversos laboratórios da UMa. Estas visitas são conduzidas pelos técnicos responsáveis pelos mesmos, o que permite às crianças adquirir o máximo de conhecimentos nas variadas áreas abordadas.


Code School

As crianças terão a oportunidade de aprender alguns conceitos básicos de programação, de forma divertida e através de estímulos diversos e de trabalho em equipa. Aprender a programar contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico auxiliando na aprendizagem de outras disciplinas como ciências, matemática e inglês.


Investigadores da natureza

Descobrir os animais e plantas são algumas das atividades já desenvolvidas neste atelier. Em conjunto com os monitores, as crianças assumirão o papel de cientistas e participarão ativamente em experiências simples, mas capazes de promover aprendizagens significativas.


Música

Neste espaço serão exploradas diversas atividades musicais em que as crianças estarão em contacto com alguns artistas e com diferentes instrumentos musicais. Esta será a base de um momento semanal com diferentes ritmos e boa disposição.


Desenho e Pintura

O desenho, ou muitas vezes, um conjunto de traços malucos e dispersos numa folha de papel são fundamentais tanto para o desenvolvimento das crianças como também para atividade de lazer das crianças. Neste atelier haverá espaço para, ao ar livre, explorar diversas técnicas de pintura, dando asas à sua imaginação.


Teatro

Através de pequenas atividades de expressão dramática e teatrais pretendemos explorar a imaginação criando um espaço de convívio e relação social entre as crianças.


Dança / Zumba kids

Neste atelier as crianças serão desafiadas a realizar várias atividades de exploração corporal. Todas as semanas terão a oportunidade de estimular a sua coordenação e desenvolvimento corporal ao ritmo de diferentes músicas.


Artes Plásticas

Atividades complementares às de desenho e pintura serão desenvolvidas no atelier de Artes Plásticas. Aqui, e com recurso a materiais diversos, as crianças são convidadas a construir um painel, estar em contacto com diversos tipos de modelagem e realizar outros tipos de atividades artísticas. No inicio deste momento serão mostrados exemplos do que será realizado, sendo estes apenas um modelo, dando assim às crianças total liberdade para reproduzi-los.


Vamos Aprender

Semanalmente receberemos a visita de entidades externas que trabalham em temáticas diversas. Prevenção Rodoviária, Busca e Salvamento e Suporte Básico de Vida são exemplos das oportunidades que, em conjunto com a diversão, irão ajudar no desenvolvimento das crianças.


História da Madeira

A História não precisa de ser chata e enfadonha. Aprender alguns episódios da História da Madeira, nomeadamente o ataque dos corsários franceses (a quem muitos chamam de piratas) e os bombardeamentos do Funchal nas Guerras Mundiais serão alguns dos assuntos em destaque. Este atelier terá uma componente teórica, em que serão exploradas estas temáticas e outra prática em que os alunos aplicarão os conhecimentos adquiridos.


Origamis

A destreza e a imaginação serão os principais ingredientes desta atividade. Com desafios lançados pelos monitores, todos terão a oportunidade de construir o seu próprio origami e com ele brincar.


Cinema

A semana termina, de forma calma e relaxante, com uma sessão de cinema com películas recentes e adequadas às idades das crianças.




Funchal, abril de 2022.